Timóteo Ulika (Cornélio Caley)

Timóteo

Timóteo Ulika, nasceu no Município do Bailundo, província do Huambo a 8 de Dezembro de 1944. Depois de ter passado pelo Missão Evangélica do Bailundo  e pelo Instituto Currie do Dôndi onde fez os estudos primários e o ensino preparatório respectivamente, matriculou-se no Liceu Norton de Matos, na cidade do Huambo (ex-Nova Lisboa), vindo a terminar o 7º ano no Liceu Salvador Correia em Luanda. Em 1969, ingressou na Faculdade de Letras na cidade do Lubango, província da Huíla, no curso de História, que veio a concluir na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Fez o mestrado em Estudos Africanos pelo ISCTE, em Lisboa, com um trabalho consagrado ao estudo da Problemática do Petróleo em Angola, desenvolvendo, a partir daí, a sua actividade profissional na Sonangol e na docência no Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. É actualmente Vice-Ministro da cultura do governo angolano saído das mais recentes eleições.

Na qualidade de escritor (criativo), Timoteo Ulika publicou os seguintes livros:

  • A Rola de Tchingandu (1988);
  • Kandundu (2000);
  • O Julgamento do Homem (2005).

As obras de Cornélio Caley são uma tentativa airosa de procurar conjugar a tradição oral da região do centro de Angola com o texto escrito. É o que se pode chamar de uma revitalização dos contos, fábulas e provérbios ovimbundu. Apesar de, em alguns trabalhos, (Rola de Tchingandu) denunciar o regime colonial, o que prevalece em Cornélio Caley é a preocupação em trazer ao de cima os personagens, a psicologia a cultura e, inclusivamente, alguns aspectos da língua umbundu na literatura moderna angolana.

Etiquetas

Também pode comentar desde o Facebook