Kandjila

Kandjila

Kandjila é o pseudónimo de Eurico Josué Ngunga, nascido no Katchiungu, Província do Huambo em 1973. Fez o ensino primário em algumas vilas dessa província, porquanto o  pai, professor, era enviado para o interior da mesma a fim de abrir escolas de ensino de base.

Licenciou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Belo Horizonte-Brasil; estudou Teologia pela Baptist Weastern University-EUA;  especializou-se em Mídia, Literatura e Arte, pela Universidade Veiga de Almeida - Rio de Janeiro. Actualmente, finaliza a sua Tese de Mestrado Académico em Administração pelo Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa.

Kandjila vive actualmente no Brasil onde é professor Universitário, leccionando na Faculdade de Tecnologia INED, Belo Horizonte, Brasil. Contratado pelo Ministério da Educação no Governo Lula, trabalha como Formador de professores e gestores escolares da Rede Pública brasileira.

Escreveu, em co-autoria, o livro "Orientações e acções da Educação das Relações Étnico-Raciais."

 

kandjila njango

 

Sua mais recente obra literária é "Njango - Contos em Volta da Fogueira", publicada no Brasil, e comercializada em diversos países, nomeadamente, Brasil, Portugal, Angola e Estados Unidos da América.

Njango, a primeira obra literária de Kandjia e, de igual modo, a sua estreia no mundo da literatura criativa, é a tentativa, feliz, de a partir da oralidade e da tradições dos ovimbunudu, encaminhar-se para o texto literário, neste caso, a prosa. A  obra apresenta-se, assim, como uma metáfora, visível do titulo “Njango- Contos em volta da fogueira. Note-se que o Onjango, é uma instituição ovimbundu onde os mais velhos transmitem, à volta da fogueira, aos mais novos, conhecimentos históricos, éticos, sociais e, inclusivamente, ecológicos. Kandjila pretende assim e, com esta obra, resgatar os valores culturais do seu grupo e, com a sua prosa acutilante, fazer passá-la às futuras gerações convicto do facto de ser ali onde passa, necessariamente, a nossa identidade como angolanos e africanos.

 

http://www.gostodeler.com.br/materia/3973/Njango:_contos_.html

http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=19967&idSeccao=518&Action=noticia

http://cidinhadasilva.blogspot.com/2007/11/lanamentos-de-autores-angola…

Etiquetas

Também pode comentar desde o Facebook