A História mais recente do “reino” do Bailundo

Pretendo, com este artigo, apresentar alguns factos mais recentes sobre a história  do que foi, em tempos, um dos mais poderosos reinos dos estados do planalto, ou seja, o Reino do Bailundo, sem qualquer desprimor para outros estados, importantes que  foram e são, quer para as lutas contra a ocupação colonial, quer para o processo da construção da Nação-Estado, em curso, e incluso no grande projecto de edificação da sociedade angolana.

Etiquetas

A origem dos ovimbundu: contribuições de Hambly, Wilfrid Dyson (parte II,cont.)

Tradução do Inglês por Mbela Isso

Através da maneira como os Jagas Aspergem o sangue dos animais sacrificados sobre uma fogueira, descrevi como este rito se relaciona com os ritos de celebração dos Ovimbundu que encontrei na nova aldeia. Os jagas realizavam esta cerimónia antes dos raides e quando as vacas e outros animais eram sacrificados (Batell, p. 33). Battel refere-se ao uso, com fins decorativos, de um pau vermelho (tukula). Estes troncos (Pterocarpus tinctorius) podem ser encontrados actualmente em muitas partes de Angola.

Etiquetas

As etnias em Angola: Uma nova abordagem

A abordagem conceptual da categoria etnia, e as acções práticas dela derivadas, encontram-se, em Angola, profundamente matizadas pelo paradigma colonial. Sabe-se que em Angola os vários grupos étnicos, tal como aconteceu noutras paragens, foram agrupados em função de critérios linguísticos o que, durante o regime colonial, permitiu utilizar tal facto para um maior domínio e exploração dos mesmos.

Etiquetas

A Origem dos Ovimbundu: Outras Contribuições

Com o intuito de aprofundar o debate sobre a origem dos Ovimbundu, vamos apresentar, a partir de hoje,  opiniões de diversos autores que se debruçaram sobre este grupo étnico. Começaremos por apresentar a obra de  Hambly, Wilfrid Dyson,” The Ovimbundu of Angola”, escrita em 1934.

Chamamos não obstante a atenção dos nossos leitores ao facto de que as ideias de cada autor a ser analisado não convergem necessariamente com as nossas, mas que nos dão algumas pistas para pesquisas a realizar na área da História e da Antropologia.

 

Etiquetas

A guerra dos Seles: Depoimento de um sobrevivente.

O ano de 1917 foi, para todos os efeitos, trágico para Angola. Foi nesse ano em que muitas das etnias irmãs tiveram os mais duros reveses: a título de exemplo pode citar-se um dos subgrupos dos Ovambo, os Cuanhama, cujo grande chefe, Mandume, se suicidou ao prever a derrota eminente, embora também se diga que foi derrotado pelos portugueses e, posteriormente, decapitado, sendo a cabeça exibida pelos colonialistas durante muitos anos.

Etiquetas

A origem dos Ovimbundu segundo a tradição oral

"As culturas equivalem-se. É na diferença e pluralidade que se encontra o sentido de humanidade"
Mindlin

Num dos artigos, relativos à história dos Ovimbundu, apresentamos três hipóteses sobre a possível origem deste grupo étnico, tendo-nos inclinado, depois de apresentarmos alguns factos, para a hipótese para nós a mais defensável segundo a qual os Ovimbundu descendem dos autores das pinturas rupestres de Caninguiri que, através de um processo de aculturação e miscigenação, foram adquirindo traços dos outros grupos bantu, chegados de paragens e latitudes longínquas.

A origem dos Ovimbundu: A hipótese mais próxima da realidade

A origem dos Ovimbundu tem sido motivo de estudos apaixonados por parte de vários historiadores. Uma das razões tem a ver com o facto de se tratar de um grupo étnico que marcou (e continua a marcar), de modo profundo, a história económica, social, política e cultural da porção de território que hoje se chama Angola.

Etiquetas
Subscribe to